Erros na alimentação que potenciam o mau hálito
- odontoperfilsaude
- 11 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

A halitose é um problema desagradável, mas que tem tratamento. A única dificuldade está em identificar sua causa, uma vez que existem inúmeras razões que podem deixar o hálito com um odor ruim. Por outro lado, é certo que 90% dessas causas se originam na boca e, em muitos casos, é a alimentação errada a responsável pelo cheiro forte.
Alimentos que influenciam na halitose:
👉🏻alimentos com proteína animal; As bactérias que são responsáveis pela halitose são bactérias proteolíticas ,ou seja, elas "comem" proteínas e o resultado deste processo é a liberação de moléculas de enxofre que causam o mau hálito. Não é necessário eliminar esses alimentos das refeições, mas procurar balancear sua dieta para não desenvolver problemas com com o hálito.
👉🏻 Alimentos ricos em sacarose; O excesso de sacarose ativa as bactérias sacarolíticas que causam a cárie. Dentes cariados que acumulam resíduos contribuem para halitose.
👉🏻 Alimentos ácidos; Esse alimentos causam mais descamação da mucosa bucal. Essa descamação é proteína que, se ficar depositada sobre a língua irá formar a saburra lingual (camada esbranquiçada que fixa na superfície da língua) que é uma das causas mais frequentes da halitose.
Seu dentista está habilitado a tratar os problemas da halitose, que pode ser curadas por meio de orientações e programas preventivos de saúde oral.
Halitose tem tratamento!
Aqui vão algumas dicas:
Beber água - 2 litros de água por dia para manter a boca sempre úmida!
Evitar passar muitas horas sem alimentar-se pois o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose.
Caprichar na higiene bucal. Ao escovar os dentes usar também o fio dental, e o enxaguante bucal, que pode ser utilizado para complementar. A escovação da língua é crucial para o controle da halitose, portanto SEMPRE deve ser lembrada!
O uso de enxaguantes deve ser restrito. Faça a escolha de enxaguantes sem álcool. Siga as orientações do seu dentista.
Certificar se os níveis de glicemia estão dentro da normalidade e se o funcionamento do estômago, rins e intestinos não apresentam nenhuma alteração. Consulte um médico para avaliação da sua saúde!
Utilizar, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, que ajudam a aumentar a salivação.
Comentários